25 de mar. de 2010

Lago

Existia um grupo de animais que se juntou por causa do único lago da região. No começo todos bebiam da mesma água sem reclamar e até faziam amizades comentando:
_Nossa, hoje a água tá tão fresquinha e gostosinha. - disse o leão.
_ É verdade! Está muito boa! - disse a andorinha.

Existiam vários grupos entre o grande grupo. O grupo dos Macacos era aquele que não parava quieto enquanto estava perto do lago, agitava-se e adorava uma intriga e uma fofoca. O grupo das Andorinhas era aquele esperto, que dava rasantes sobre o lago pra pegar a água, não se misturava com os Macacos. O grupo dos Elefantes era aquele que queria espaço, pegava muita água e reclamava dos outros. O grupo dos Gatos Selvagens era aquele que só se socializava pra conseguir o de bom e do melhor, e sempre ficavam na deles observando. Além desses grupos, existiam vários animais soltos, como a Jibóia, o Leopardo, a Maritaca.
Começaram a poluir o lago. O grupo das Andorinhas, que davam rasantes, logo percebeu que era hora de agir e começaram a se esforçar mais para sujar menos a água. O grupo dos Elefantes, inteligentíssimos, sugavam a sujeira e deixavam num canto. O grupo dos Gatos Selvagens arriscava a beber da água poluída mas sempre caçava onde tinha a água limpa. O grupo dos Macacos era o que mais abausava do lago e não fazia nada pra limpar. Com a poluição aumentando, alguns macacos morreram. O desespero do grupo foi total, pois alguns estavam ficando pra trás. E assim foi... o grande grupo diminuindo, começando pelos macacos, mas todos os grupos iam sacrificando um animal. Até que eles começaram a fazer horários para uso do lago, de acordo com o grupo. Aí veio o escárceu junto:
_ Eu quero o lago na sexta! - disse o Elefante líder, com os outros concordando.
_Na sexta não, a sexta é nossa! -  disseram os macacos revoltados.
_ As andorinhas querem na terça! - disse uma delas.
Enquanto isso aqueles animais sem grupo só observavam a situação. Os Gatos Selvagens permitiram qualquer dia, mas o grupo da Andorinhas e dos Macacos queriam que eles fossem na segunda.
Essa discussão foi seguindo e enquanto acontecia, mias animais morriam e o lago mais sujo ficava.
Por uma reação em cadeia e pela falta da água, um começou a culpar o outro pela poluição e pela escassez.
_Tudo é culpa dos Elefantes, que bebem demais - disseram os Macacos
_Mentira, é culpa das Andorinhas, que voam e são falas conosco falando que água tá limpa. - Revoltaram-se os Elefantes.
_Falsa? Falsa é quem nos chama! E na verdade, já que vejo tudo lá de cima, a culpa são dos animais desagrupados! Eles não se organizam mas aproveitam da nossa água. - exclamou a Andorinha.
A Jibóia, enrolada no seu canto disse:
_ Já perceberam que esse lago não é de vocês? Vocês brigam, brigam e brigam por uma coisa que vocês fizeram.
Mas eles criticaram a Jibóia e jogaram pedras nela. Ela ficou tão má que soltou lágrimas, mesmo que as jibóias nunca chorem. E os outros bichos perceberam como estava a situação. O lago secou. Acabou a água, acabou. E os outros bichos só restaram a se virar e procurar um novo lago, enquanto os grupos ficavam se lamentando sobre o lago seco.
Eu tenho certeza que se você não for um bicho solto, está num grupo.
(Especialmente para M2 - sim, eu amo vocês. E vocês amam? Está parecendo que não.)

Um comentário:

  1. acho que a M2 esta mais desunida do que nunca, e se isso não acabar, vai piorar cada vez mais.

    ResponderExcluir